História do Seminário Teológico Batista Goiano (STBG)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

seminario batista goiano

História do Seminário Teológico Batista Goiano – STBG

O Início do STBG nos primórdios da década de 1980

A criação do Seminário Teológico Batista Goiano na primeira metade da década de 1980, a princípio era apenas um sonho, uma ideia, uma semente lançada que germinou e, cujo objetivo era expandir a obra missionária e de evangelização Batista no Estado de Goiás, com a formação teológica e ministerial de novos obreiros. Esse movimento expansionista de evangelização, ocorreu concomitantemente a criação de seminários regionais no Brasil.

É no bojo do ideário no campo da liderança denominacional que, surge o Seminário Goiano. Tal criação está diretamente relacionada às deliberações tomadas pelo plenário convencional através do primeiro relatório do Grupo de Trabalho de Planejamento Global Batista, em Goiás. Portanto, os batistas goianos tiveram uma participação significativa e decisiva a partir das próximas Assembleias, nos fóruns de debates que precederam todo o processo de criação do Seminário Goiano. Ressalta-se o protagonismo da liderança denominacional batista em Goiás, à frente da gestão administrativa da Junta Executiva, na presidência da CBG, dos pastores e demais líderes das Igrejas batistas.

É neste contexto que deliberações que a liderança batista na época apresenta o relatório anual da Junta Executiva da CBG na 40º Assembleia, realizada na cidade de Iporá, em julho de 1980, pelo Secretário Executivo Tesoureiro – Interino pastor Wanderley José Álvares. Inicialmente, o exame deste documento, propõe eleger ainda naquela Assembleia uma comissão para apresentar relatório à Junta Executiva, sobre a viabilidade de criar uma instituição de formação teológica. Nesta Assembleia é redigido um parecer da comissão sobre o relatório da Junta Executiva, que recomenda,

Sabe-se que através da liderança batista se protagonizou através do plenário da Assembleia Convencional a criação do Seminário Goiano e o avanço da obra teológica no Estado no início da década de 1980, na medida em que criavam condições para que as igrejas batistas pudessem recomendar seus candidatos e, assim oportunizar que novas igrejas viessem a ser pastoreadas por obreiros formados no campo, promovendo assim o acesso ao ensino teológico para candidatos anteriormente impossibilitados de deslocar-se do Estado para cursar o bacharelado em teologia nos três grandes seminários da denominação.

No caso de Goiás, a criação do Seminário Goiano na década de 1980, ocorre por uma deliberação do plenário da Convenção. Portanto, as vantagens de se criar um Seminário em Goiás eram favoráveis no campo da expansão e interiorização do trabalho batista em Goiás com a organização de novas igrejas, tendo à frente obreiros formados no próprio Estado.

Os batistas goianos ao retornar ao plenário convencional em julho 1981, na cidade de Gurupi, votaram pela criação do Seminário Goiano. Nesta Assembleia Convencional o Secretário-Interino, em exercício, pastor Wanderley José Álvares, que substituía o pastor Roberto Lee Hensley durante suas férias nos Estados Unidos apresenta seu Relatório Anual a 41ª assembleia da CBG. Segundo pastor Wanderley José Álvares (1981).

A expansão do trabalho batista no Estado implicava no desafio de plantar Igrejas saudáveis e preparar as novas gerações de obreiros com a urgência de evangelizar a capital – Goiânia e as cidades do interior do Estado. Desde então o Seminário Goiano têm assumido um papel essencial na formação teológica e ministerial, suprindo carências desses obreiros por formação e das Igrejas organizadas na capital e nas cidades do interior do Estado. Em 1981 já existiam no campo goiano 41 igrejas batistas organizadas, sendo 14 no município de Goiânia e 27 no interior. Aproximadamente 160 municípios não tinham trabalho batista. Enquanto Goiânia tinha aproximadamente um milhão de habitantes, o campo goiano contava com apenas 46 pastores.

Na Assembleia Convencional em Gurupi, o Grupo de Trabalho apresenta o relatório, em cumprimento as recomendações, cujo relator pastor Geraldo Ventura da Silva, na primeira reunião considera entre outros pontos a filosofia de educação teológica a ser seguida pela instituição.

Para a direção foram apresentadas várias opções tais como um missionário com sustento externo, um obreiro nacional com sustento de Missões Nacionais e/ou com sustento de outro campo. Segundo o relatório houve vários nomes indicados, prevalecendo o consenso sobre o nome do pastor Miguel dos Reis Cordeiro Neto, um idealista da educação teológica, cabendo a ele a responsabilidade pelos contatos com as igrejas, pastores e interessados na viabilidade do Seminário Goiano. Diante desta realidade, as deliberações tomadas na Assembleia Convencional em Gurupi possibilitaram que, fosse realizado no dia 1º de março de 1982, aula inaugural, dando início oficialmente ao Seminário Goiano.

1. Os Sonhadores e Estrategistas da Obra da Educação Teológica em Goiás

Robert Lee Hensley
Pr. Robert Lee Hensley e Pr. Wanderley José Álvares

O NASCIMENTO DO SEMINÁRIO

XLI CONVENÇÃO DA CBG EM IPORÁ 1980

“Que seja recomendada à junta executiva a dar prioridade ao estudo da criação do seminário teológico batista goiano, por parte do grupo de trabalho a ser constituído para planejamento global de ação missionária para o estado de goiás”

Na XLI Convenção da CBG em Gurupi 1981 foi aprovado projeto pedagógico apresentado com os estatutos do seminário. Com início das aulas previsto para março de 1982 na capela do Centro Batista. Sob a reitoria do Reitor eleito: Pr. Miguel Cordeiro.

 

Primeira Diretoria do Seminário
Primeira Diretoria do Seminário: Reitor: Pr. Miguel dos Reis Cordeiro Neto; Presidente da Convenção: Dr. Walter Pereira da Silva; Secretário Executivo da CBG: Pr. Robert Lee Hensley

 

2. LANÇAMENTO DE UM GRANDE DESAFIO

 

Jornal O Batista Goiano: Maio de 1983, Notícia: O Lançamento da Pedra Fundamental da Construção do Seminário à Rua 230, 168 Setor Universitário, Goiânia-GO

 

Culto de Consagração do Local do Seminário

 

3. Construção da Sede Própria

Construção da Sede Própria, Coordenador PR. Ernest C. Wilson

 

4. Mudança da Biblioteca para sede

biblioteca stbg
Mudança da Biblioteca para a Sede

4.1 Organizando a Biblioteca na nova sede

 

Bibliotecária Zedite Cardoso

 

Auxiliar de Biblioteca Irmã Laura Olivia

 

Crescimento da Biblioteca (1989-1998 )

5. Presidentes da Junta Administrativa do Seminário e Conselho Gestor – 1991 a 2012 (de 1982 a 1991 O STBG foi administrado pela JUNEX-GO)

  • Pr. Clécio Bezerra Nunes
  • Pr. Geraldo Ventura da Silva
  • Pr. Adevaldo Gomes de Miranda
  • Dr. Valter Pereira da Silva
  • Pr. Cleber Lemes de Souza
  • Prof. Alcino César da Cunha
  • Pr. Marcos Machado
  • Pr. Sérgio Vaz
  • Pr. Carlos Alberto Fernandes Machado
  • Pr. Manuel Pereira de Andrade Filho
  • Pr. Saulo Pereira Borges
  • Pr. Vander Sabóia
  • Pr. Inabel Rodrigues Araújo

6. O Seminário Hospedado pela Igreja de Vila Nova (1984-1988)

Período dos pastores: Pr. Deziel Duarte Pereira e Pr. Clécio Bezerra Nunes

 

Período dos pastores: Pr. Deziel Duarte Pereira e Pr. Clécio Bezerra Nunes

7. Missionários que amaram a obra de Educação Teológica

Robert Lee Hensley

 

Horace Fite e Sale Fite
Dr. Horace Fite e Sale Fite – Escola Batista B.H. Foreman

 

Dorotha Del Lott - pastor Abelardo e professora Joséfa
Pastor Abelardo Rodrigues de Almeira, professora Josefa Almeira e missionária Dorotha Del Lott

 

Pr. Ernest Clay Wilson e D. Billie
Pr. Ernest Clay Wilson e D. Billie com Pr. Abelardo Almeida

8. Reforma da Capela do Seminário – uma doação da igreja em Mountain Park, EUA

Em 1993, cinco anos após a construção da sede, a capela continuava interditada e o teto condenado. Pedimos à convenção a liberdade para reformar e usar a capela. Em 1993 iniciamos a reforma completa da capela e compra da atual bancada. A igreja de Mountain Park, por intermédio da miss. Dot Lott enviou uma oferta para completar a reforma. A reforma foi concluída e a capela reinaugurada em 28/02/94.

8.1 Reforma e ampliação do seminário – Uma doação direcionada por Deus em 1998

A missão do sul do brasil deliberou encerrar as atividades em goiás e autorizou o Pr. Robert Lee Hensley e Dr. Horace Fite a venderem a fazenda da escola B. H, Foreman e doar ao seminário a maior parte da venda. Algo em torno de 190 mil dólares. Com este recurso do céu foi possível ampliar a biblioteca, reformar o patrimônio e adquirir casa e apartamento.

9. Estacionamento, Reforma da Cebag e da Sede Atual do Seminário – 2004 e 2005

Reforma estacionamento STBGReforma estacionamento STBG

 

Reforma estacionamento STBG
Reforma estacionamento STBG

 

Reforma do Telhado
Reforma do Telhado

 

Reforma do pátio interno
Reforma do pátio interno

 

Reforma e Adaptação da Cebag
Reforma e Adaptação da Cebag

 

 

Reforma e Adaptação da Cebag
Reforma e Adaptação da Cebag

 

Construção da Nova Biblioteca
Construção da Nova Biblioteca

 

Construção da Nova Biblioteca
Construção da Nova Biblioteca

 

Construção da Nova Biblioteca
Construção da Nova Biblioteca

 

Nova Biblioteca
Nova Biblioteca
Nova Biblioteca
Nova Biblioteca

 

Sala de informática
Sala de informática

 

Noeme de Paula Lima
Organizando periódicos – Auxiliar de Biliotecária: Noeme de Paula Lima

capela do STBG

 

Seminário e Capela
Seminário e Capela

10. Reitores do Seminário Teológico Batista Goiano

Pr. Miguel dos Reis Cordeiro Neto - Primeiro Reitor
Pr. Miguel dos Reis Cordeiro Neto – Primeiro Reitor

 

Pr. Paulo José da Costa e sua esposa - Segundo Reitor
Pr. Paulo José da Costa e sua esposa – Segundo Reitor

 

Pr. Abelardo Rodrigues de Almeida - Terceiro Reitor
Pr. Abelardo Rodrigues de Almeida – Terceiro Reitor

 

Pr. Genivaldo Félix da Silva - Reitor Atual
Pr. Genivaldo Félix da Silva – Reitor Atual

11. Corpo docente dos últimos 30 anos

Profa. Maria Amâncio
Pr. Clécio B. Nunes
Pr. João Damásio Pereira
Pr. Miguel Cordeiro
Pr. Alexandre Willik
Pr. Genivaldo Félix da Silva
Pr. Everton Batista Garcia
Pr. Paulo José Costa
Profa. Josefa Feitosa da Costa Almeida
Pr. Abelardo Rodrigues de Almeida
Pr. Artur Morais da Costa
Pr. Damiana A. Oliveira Santos
M.M. Demas Batista S. Junior
Pr. Fernando Lemos da Silva
Pr. Ilton César Vieira Dourado
Pr. Jocider Corrêa Batista
Pr. Masatoshi Sato
Profa. Tatiana Silva Souza Freire
Pr. Rodrigo Moraes Vasconcelos
Pr. Geraldo Ventura da Silva
Prof. Leonardo Hayne
Pr. Isaac Hayne
Prof. Eduardo Gusmão
Profa. Cândida Maria Lutz
Pr. Wagner Ribeiro de Araújo
Pr. Luciano Sardinha
Pr. Vanderley Luiz de Souza
Pr. Paulo José da Costa

11.1 Docentes – Campus Rio Verde

Eduardo F. Damasceno
Fábio das Neves Ferreira
Eli Machado Diniz
João Luiz Frazão Parente Melo
Lidiane A. Nogueira
Levi Nogueira de Carvalho
Lucio Costa
Luzinete Nogueira
Marivanda Santos Pereira
Mércia Kubelke
Rodrigo Moraes de Vasconcelos
Samuel N. dos Santos
Antônio Nogueira de Carvalho
Gleyce Guimarães Meireles
Claudinei de Araújo

11.2 Formaturas – Professores

Formaturas - Professores
Formaturas – Professores

 

Formaturas - Professores
Formaturas – Professores

 

Formaturas - Professores
Formaturas – Professores

12. Missionários presentes na vida do STBG

Pr. Ernest Clay Wilson Jr.
D. Billie Wilson
Miss. Dorotha Lott
Pr. Ronald Rogers
Pr. Paul Lambeck
Pr. Timoty Deller
Pr. Daniel Allan Dircks
Pr. Robert Lee Hensley
Pr. Larry Murphy
Pr. Alvin Deveral Walker
Pr. Scoth Friesen

 

Missionários Presentes na vida do STBG
Missionários Presentes na vida do STBG

13. Algumas Formaturas do Seminário

 

Formaturas Seminário
Pr. Miguel dos Reis Cordeiro Neto, Presidente da Convenção: Dr. Walter Pereira da Silva, Sec. Exec. Da CBG: Pr. Robert Lee Hensley

 

Formatura da Primeira Turma do Seminário Bacharéis em Teologia
Formatura da Primeira Turma do Seminário – Bacharéis em Teologia

 

Formatura da Primeira Turma de Bacharéis em Educação Cristã
Formatura da Primeira Turma de Bacharéis em Educação Cristã

 

Coral dos Formandos
Coral dos Formandos

13.1 Outras Formaturas

14. Culto de Formatura – Básico em teologia (Fortex)

Culto de Formatura – Básico em teologia (Fortex)
Culto de Formatura – Básico em teologia (Fortex)

 

Formatura Básico em Teologia – PIB Bela Vista Pr. Jonas Alves Costa
Formatura Básico em Teologia – PIB Bela Vista – Pr. Jonas Alves Costa

15. Atividades Históricas Especiais (Conferências, Cursos, Homenagens, Música, Encontros)

15.1 Conferência Teológica – Pr. Waylon Moore

Conferência Teológica – Pr. Waylon Moore
Conferência Teológica – Pr. Waylon Moore

 

Conferência Teológica – Pr. Waylon Moore
Conferência Teológica – Pr. Waylon Moore

15.2 Oficina de Palhaços

Oficina de Palhaços
Oficina de Palhaços

 

Oficina de Palhaços
Oficina de Palhaços

 

Oficina de Palhaços
Oficina de Palhaços

15.3 Orquestra da Escola de Música

Orquestra da Escola de Música
Orquestra da Escola de Música

15.4 Conferência Pr. Paulo Lomba

Conferência Pr. Paulo Lomba
Conferência Pr. Paulo Lomba

15.5 Conferências de Liderança Infantil – Missionária Peggy Smith

Conferências de Liderança Infantil - Missionária Peggy Smith
Conferências de Liderança Infantil – Missionária Peggy Smith

15.6 Professores na Conferência ABIBET e no STBG-Goiânia

Professores na Conferência ABIBET e no STBG-Goiânia
Professores na Conferência ABIBET e no STBG-Goiânia

 

Professores na Conferência ABIBET e no STBG-Goiânia
Professores na Conferência ABIBET e no STBG-Goiânia

15.7 Missionária Dorotha Del lott (Dott) – Coordenação Acadêmica do Seminário

Missionária Dorotha Del lott (Dott) - Coordenação Acadêmica do Seminário
Missionária Dorotha Del lott (Dott) – Coordenação Acadêmica do Seminário

15.8 Culto de Gratidão e despedida da Missionária Dorotha Del Lott (Dott)

Missionária Dorotha Del lott (Dott)
Culto de Gratidão e despedida da Missionária Dorotha Del Lott

15.9 Pr. Ronald Rogers e Família

Pr. Ronald Rogers e Família
Pr. Ronald Rogers e Família

16. Os Ex-alunos pelo Mundo

Pr. David Bengui   – África

Pr. Alexei e Ana Paula  – Chile

Pr. Leonardo e Poliana   – China

Miss. Priscila  – Portugal

Pr. Leandro Peixoto  – Goiânia, GO

Mis. Josivaldo (surdo)  – Bahia

Pr. Ilean   – Piauí

Pr. Anderson e Marselha  – Tocantins

Pr. Elismarques  – Maranhão

Pr. Enoque  – Brasília

17. Campus de Rio Verde

Primeira Turma e Professores de Rio Verde
Primeira Turma e Professores de Rio Verde

 

Primeira Turma e Professores de Rio Verde
Primeira Turma e Professores de Rio Verde

17.1 Curso Básico de Teologia – Rio Verde

Curso Básico de Teologia – Rio Verde
Curso Básico de Teologia – Rio Verde

18. RESUMO HISTÓRICO: FORMATURAS DE 1985 A 2011 BACHARELADO EM TEOLOGIA (CURSO MINISTERIAL E LIVRE)

Alunos que Concluiram o STBG de 1985 a 2011
Alunos que Concluiram o STBG de 1985 a 2011

18.1 Resumo Histórico de Formaturas

  • Bacharel em Teologia

1985-2012 – 171 formandos

  • Bacharel em Educação Religiosa

1985-2012 – 85 formandos

  • Bacharel em Teologia-Missiologia – 15 formandos
  • Total de Bachareis – 271
  • Básico em Teologia/Fortex 1991-2012

Aproximadamente 250 formandos na sede e 100 em Igrejas Conveniadas

  • Escola de Música – Instrumentos e Canto 1997-2012

Aproximadamente 450 alunos com recitais e outros 300 livres

Nota importante: vários ex-alunos da Escola prosseguiram e se tornaram músicos profissionais e ministros de musica. Entre estes temos a atual coordenadora, Profa. Juliana Duarte e o Pianista da Universidade de Baylor e ministro de musica no Texas, EUA, Guilherme Feitosa de Almeida. Muitos outros tocam em Bandas e ministério de musica de nossas igrejas.

18.2 ALUNOS FORMADOS PELO CONVÊNIO SEMINÁRIO/UNIGRAN

01 Samuel Rodrigues de Almeida

  • Igreja Batista Esperança – Goianira

02 Marcos Antonio da Silva

  • SIB de Inhumas

03 Adnides Alves Pereira

  • SIB em Goiânia

04 Andre Luiz Gomes Shroder

  • Igreja Papilon Park

05 Nilson  Belizário

  • Igreja Batista Parque Atheneu

19. O RECONHECIMENTO DA CBB COMISSÃO DA ABIBET

Em 1998 o seminário alcançou o reconhecimento de seus cursos de teologia e educação cristã pela ABIBET/CBB.

Hoje os cursos seguem o padrão de cursos superiores/graduação, mas o seminário decidiu continuar fora do MEC e manter seus cursos livres e voltados para o ministério pastoral e missionário.

20. Parcerias Missionárias e Educacionais

Missão Ide – missionário Josias Lira

Junta de Missões Nacionais

Convenção Batista Goiana

Unigran

Faculdade Batista do Paraná

Conferência Vida Nova- Editora Vida Nova

Encontro de Fé Reformada – IPB

21. Rumo ao Futuro

FanPage: https://www.facebook.com/stbg.seminario

Site: http://stbg.com.br

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *